Vamos Cuidar da SAÚDE!

19 ago Vamos Cuidar da SAÚDE!

Com uma pandemia em curso muito ouvimos falar sobre doenças. E sobre a saúde? Como você está cuidando da sua?

A importância de sustentar um cotidiano saudável e positivo irá fazer bem, não apenas ao corpo, minimizando os riscos de doenças e aumentando a expectativa de vida; como também apresentará reflexos na saúde emocional, com uma incrível sensação de bem-estar! Vamos listar 06 hábitos saudáveis, e você marca nos comentários aqueles que tem praticado! Hábito 1, 2, 3 ou todos?

1 – Alimente-se com uma dieta balanceada e adaptada ao seu cotidiano

O que comer e como se alimentar influenciam no equilíbrio das funções digestivas. Algumas atitudes como dedicar um tempo específico à realização das refeições, sentar-se à mesa para se alimentar, comer devagar e mastigar bem, auxiliam na digestão e melhoram a saciedade, evitando que se coma de forma exagerada.

2 – Pratique atividade física

Escolha um exercício ou atividade física que lhe dê prazer em realizar e inclua em sua rotina. Pode ser caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, dançar, fazer musculação, praticar yoga, pilates, ou qualquer outra. Qualquer prática física, além de proporcionar satisfação, irá colocar o corpo em movimento, o que aumentará a vitalidade, a força e o equilíbrio.

3 – Durma tranquilamente

Para ter um sono tranquilo e reparador, é preciso manter algumas rotinas antes de dormir. Dê preferência a uma programação mais calma na TV, tome um chá quente, coma alimentos mais leves, não fique muito tempo ao celular e use pijamas confortáveis para dormir.

4 – Faça exames médicos periodicamente

Para manter a saúde em dia, é preciso estar atento à realização de exames periódicos, como os check-ups semestrais ou anuais. Com isso, além da prevenção de doenças, é possível evitar que alguma que já preexista, evolua para quadros clínicos mais graves.

5 – Cultive bons relacionamentos

Cientistas conseguiram identificar algo que foi denominado “efeito aldeia”. Trata-se do convívio social e do cultivo de bons relacionamentos, criando oportunidades de estar com pessoas queridas e compartilhando momentos, mesmo os mais difíceis. Bons vínculos de amizade e laços de amor, produzem endorfinas, o que melhora o humor, espanta a depressão e promove, inclusive, a diminuição de dores.

6 – Conecte-se com a espiritualidade

A espiritualidade é algo intangível e refere-se à conexão com o eu interior, com a busca por autoconhecimento, que perpassa por maneiras positivas no pensar, agir e falar, o que muitas vezes também se relaciona com a fé. Existem estudos que revelam que a fé e a gratidão influenciam diretamente no bem-estar das pessoas.