O que fazer caso você perca seus documentos durante uma viagem

29 jan O que fazer caso você perca seus documentos durante uma viagem

Já imaginou ficar sem seus documentos durante uma viagem corporativa? Com a correria das reuniões, almoços de negócios e uma agenda lotada, esse tipo de incidente pode acontecer. Seja por desatenção, furto ou roubo, perder os documentos pessoais pode gerar vários transtornos.

Ninguém deseja passar por essa situação e para auxiliar quem enfrenta ou deseja se prevenir, nós separamos algumas dicas que irão te ajudar. Confira:

Faça um boletim de ocorrência

Primeiro de tudo você vai precisar fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia local e informar que seus documentos foram perdidos ou roubados, somente assim poderá partir pra próxima etapa e recuperar outros documentos.

Cartões

Entre em contato com o seu banco ou com a bandeira do seu cartão e solicite o cancelamento por perda ou furto. Em alguns casos, a bandeira disponibiliza uma segunda via do cartão em até dois dias úteis e adiantamento de emergência até chegar o novo cartão. Se a sua viagem for mais longa, se possível, utilize dois cartões diferentes. Mantenha um em local seguro e o outro para o uso diário.

Passaporte

Se você estiver no exterior e precisa seguir viagem, será necessário iniciar um novo processo de emissão de passaporte e, dependendo da procura do serviço, o mesmo poderá ser emitido no mesmo dia.

Será necessário desembolsar um valor para pagar uma taxa de serviço e a validade desse documento pode ser menor que o anterior.

Se você precisar do passaporte para uma viagem muito próxima, o Consulado pode emitir gratuitamente um documento chamado ARB (Autorização de Retorno Ao Brasil), mas é somente válida para voltar ao Brasil e assim que tiver todos os seus documentos em mãos, será necessário emitir um novo passaporte.

Faça cópias dos seus documentos

Uma dica que irá facilitar esse processo é que antes de viajar, alguém de sua confiança ter cópias autenticadas dos seus documentos como: certidão de nascimento, RG, cópias das primeiras paginas do passaporte, certificado de reservista e titulo de eleitor.

Quando chegar no destino da viagem, procure manter os documentos originais em local seguro, como por exemplo, dentro do cofre ou da mala que ficará no hotel e utilize as cópias para situações do dia a dia.

Agência de viagem corporativa

Contar com esse tipo de serviço pode te ajudar em diversos momentos durante a sua viagem, pois além do suporte, você pode solicitar o seguro de viagem específico para situações como esta. Com a segunda via de todos os seus documentos em mãos, a agência oferece assistência em tempo real e te ajuda na emissão dos novos documentos, além de garantir que o viajante siga para o seu destino sem se preocupar.

Nestes momentos o mais importante é manter a calma e entender que enquanto estamos viajando não estamos livres de roubos, furtos e esquecimento. Acontece com qualquer pessoa e embora seja um transtorno, essa situação não precisa estragar sua viagem e principalmente os negócios.

_________________________
Fonte: https://etrip.com.br